Vitor Pordeus – Divulgação (1). 

Projeto “Com a Palavra” será conduzido pelo médico Vitor Pordeus no dia 12/07

O CCBB Educativo convida o médico Vitor Pordeus para propor um percurso pela exposição “Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto”, abordando o trabalho da revolucionária médica alagoana. A visita virtual, parte do projeto Com a Palavra, acontece no dia 12 de julho.  O conteúdo estará disponível em vídeo site www.ccbbeducativo.com.

O Com a Palavra consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Para Vitor, “Nise da Silveira é o Galileu da medicina, e seu telescópio é o Museu de Imagens do Inconsciente, uma das maiores e mais sistemáticas explorações no psiquismo humano, demonstrando cientificamente as teorias de seu mestre Carl Jung com quem Nise trabalhou por quase dois em Zurich na Suíça.

O museu é uma obra pioneira em relacionar a produção de imagens, a expressão de arquétipos junguianos e a melhora clínica de esquizofrênicos/ psicóticos crônicos abandonados para morrer dentro do Hospício do Engenho de Dentro, o Hospício de Pedro II fundado pelo próprio imperador em 1852 e transferido para o subúrbio carioca em 1911.

No museu, Nise e sua equipe puderam detalhar e documentar milhares de casos de gravíssima doença mental que encontraram cura e novo sentido na realidade a partir da experiência científica da Emoção de Lidar, conforme a médica alagoana denominou. Seu trabalho constitui método científico de promoção de saúde mental e hoje é uma esperança e uma prática para milhares de trabalhadores de saúde mental e seus clientes no Brasil e no mundo.

Ao lado de Nise da Silveira no Rio de Janeiro, destacamos obras paralelas de artistas psiquiatras como Osório Thaumaturgo Cesar em São Paulo, Hans Prinzhorn na Alemanha, Eric Cunningham-Dax na Inglaterra e na Austrália, Frederick Hickling na Jamaica, Lula Wanderley discípulo de Nise e Lygia Clark também no Rio de Janeiro, como exemplos da reprodutibilidade e eficácia clínica da abordagem psiquiátrica transcultural através das artes que a Dra. Nise é referência mundial e precisa se tornar referência na política pública de saúde mental brasileira”.

Vitor Pordeus é médico formado pela UFF (2005), com vínculos com Wilhelm Agricola Research Fellow, Zabludowicz Center for Autoimmune Diseases, Chaim Sheba Medical Center, Tel Aviv University, Tel Aviv. Membro da Oxford University ‘s Centre for Values-based practice in health and social care em Oxford, Inglaterra desde 2014. Professor na Division of Social and Transcultural Psychiatry na McGill University em Montreal, Canadá desde 2015. Coordenador fundador do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro (2009-2016). Fundador do Teatro de DyoNises, Hotel e Spa da Loucura e Universidade Popular de Arte e Ciência no Rio de Janeiro (desde 2010).

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Com a Palavra

Um percurso pela exposição Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto

Com Vitor Pordeus

 

28 de junho

Acesso: ccbbeducativo.com/comapalavra

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Conteúdo gratuito

 

Influências negras e indígenas no coração de São Paulo

Com Vera Lúcia Dias

29 de junho

Acesso: ccbbeducativo.com/comapalavra

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Conteúdo gratuito

 

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.


atualizado em 12/07/2021 - 09:51

comentários