Foto: Reprodução site ALMG

Reunião abordará também o apoio à pessoa com deficiência; convidados da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência estarão presentes

O Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção – CENSA Betim, que é referência no atendimento às pessoas com deficiência, está completando 55 anos de muita história. Pelo trabalho desenvolvido nestas mais de cinco décadas, a instituição vem ganhando notoriedade e claro, cada vez mais destaque na mídia e o reconhecimento merecido da sociedade. Prova disso é que no dia 20 de agosto, terça feira, a partir das 14h30, o CENSA será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais | ALMG no Plenarinho (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho, BH/MG).

A audiência será realizada através da deliberação do deputado Duarte Bechir (PSD), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG. Na audiência pública será debatido e trazido à público o trabalho que vem sendo realizado com muita dedicação pelo CENSA Betim, que nacionalmente, é uma das poucas instituições neste ramo que oferecem o atendimento especializado e acima de tudo, humanizado e exclusivo para pessoas com deficiência intelectual grave na vida adulta.

Para Natália Costa, psicóloga e diretora do CENSA, receber esse convite da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, reforça a certeza de que a instituição vem sendo um bom exemplo e também referência. “Para nós do CENSA é muito importante o convite vindo da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG. É uma oportunidade ímpar de prestar um serviço de utilidade pública à sociedade, debatendo questões inerentes à pessoa com deficiência intelectual adulta, aspectos de seu envelhecimento e também de seus pais, e também a falta destes e o mais importante, apresentar soluções viáveis”. É importante salientar, que não somos um serviço substitutivo da família, e sim parceiro dela. diz.

Segundo Natália Costa, a participação é também um forte reconhecimento do trabalho que o CENSA Betim vem fazendo há mais de meio século em prol das pessoas com deficiência. “Para nós esse reconhecimento significa que a essa população até então tão negligenciada em suas necessidades especiais, passa a ser contemplada pelas políticas públicas na possibilidade de efetivar ações que proporcionem qualidade de vida. Para nós do CENSA, contribuir com nossa experiência e expertise é um privilégio. ”

CENSA

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

“Lembrar de Ester Assumpção é honrar nossas raízes, zelar por esse legado que recebi e sinto-me privilegiada de servir com afinco e alegria. Sou da terceira geração de gestoras de uma organização que nasceu, primeiro no coração de uma mulher magnífica, e se materializou através de muitas mãos, sendo hoje referência nacional no atendimento transdisciplinar da pessoa com deficiência intelectual na idade adulta”, pontua Natália Costa.

Natália Costa lembra que milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo CENSA. “Nesses 55 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada, já que antigamente o local abrigava o hospital Nossa Senhora D’Assumpção, que possuía residência médica na área de psiquiatria”, relembra.

Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Serviço

Audiência pública na ALMG debate os 55 anos do CENSA Betim

Data: 20 de agosto – terça-feira

Horário: a partir das 14h30

Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais | ALMG no Plenarinho (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG)

CENSA Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br


comentários