Quando não tratada, doença pode ocasionar o infarto e AVC

As dores nas pernas podem ser muito comuns para algumas pessoas, principalmente, devido a correria dos dias atuais. Porém, em casos extremos, o desconforto pode ser sinal de que algo está errado. A Doença Arterial Periférica (DAP), por exemplo, é um dos transtornos que merecem atenção e deve ser tratada o quanto antes. Por esse motivo, consultar-se regularmente com um especialista é o mais recomendado.

A angiologista e especialista em cirurgia vascular, Marina Fonseca, explica que a DAP é uma doença circulatória que reduz o fluxo de sangue para os membros do corpo, ocasionando diversos sintomas. “Fisgadas e sensação de cansaço nas pernas, câimbra, perda de pelos, palidez nos membros inferiores e infecções nos pés são os sintomas mais comuns. Ao senti-los é importante ir ao médico o quanto antes. A melhor forma de tratamento está relacionada ao diagnóstico precoce”.

Principais causas

A DAP atinge principalmente idosos e, de acordo com a médica, algumas condições comuns no país podem ser os principais vilões que auxiliam no crescimento da doença. “O tabagismo, doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia (colesterol muito alto) e o excesso de peso são os principais fatores que contribuem para o surgimento do problema”, completou Marina.

A especialista recomenda que a melhor maneira de tratar o transtorno é através do controle de tais fatores. “O tabagismo deve ser cessado imediatamente. É possível fazer o uso de alguns medicamentos para acabar com o uso do cigarro. Já nos casos de diabetes e outras doenças, é necessário fazer o controle ainda mais intensificado”, indicou a angiologista.

Prevenção

Ela garante que manter o estilo de vida mais saudável é o principal caminho para evitar a DAP. “Fazer caminhada, ter uma dieta equilibrada, com bastante alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, é essencial. Além disso, o sal, açúcar e gorduras devem ser consumidos com moderação”, alertou a médica.

Fonte: Marina Fonseca, médica angiologista e especialista em cirurgia vascular (www.dramarinafonseca.com).


comentários