Fachada do CENSA Betim – Divulgação.

Natália Costa, mestre em Psicologia e diretora do CENSA Betim, destaca que a instituição, que é referência nacional nos cuidados a indivíduos com a condição, se tornou parte integrante do núcleo familiar das pessoas assistidas pela equipe

O Dia das Mães será celebrado no próximo domingo, 09 de maio. Mas, no CENSA Betim, instituição sediada em Minas Gerais e referência nacional nos cuidados a adultos com deficiência intelectual, é comemorado o Dia da Família, já que muitos educandos – nomenclatura utilizada para os atendidos no local – não têm mais a figura materna nas suas vidas e, com isso, cuidadores e outros parentes acabam assumindo essa função.

De acordo com a mestre em Psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, os cuidados que uma família deve ter com um indivíduo com deficiência intelectual são desafiadores, mas a instituição tem como objetivo ser um apoio e, como consequência, se torna parceira da família na construção de uma dinâmica familiar saudável. “Por mais que no próximo domingo seja comemorado o Dia das Mães, evitamos utilizar este tipo de denominação, pois muitos dos nossos educandos não contam mais com a figura materna, seja porque já faleceu ou especificamente durante a pandemia, residindo em outro estado, não há como estarem próximos. Por isso, instituímos o Dia da Família, que vai muito além do laço sanguíneo. A verdade é que, em virtude dos anos de convívio entre colaboradores, educandos e familiares, no CENSA somos uma grande família, compartilhando muito carinho e amor, aliados aos cuidados profissionais, que são essenciais”, comenta.

Segundo Natália Costa, as mães dos educandos estão presentes no cotidiano, mesmo que distantes geograficamente, pois o CENSA Betim atende pessoas com deficiência intelectual de todo o país, se tornam próximas e o conceito de família se estende. “Hoje estamos vivendo um período atípico em virtude da pandemia, mas, antes de tudo isso, tínhamos eventos em que nos reuníamos e realizávamos confraternizações, que contavam com as participações dos familiares, amigos e a nossa equipe. Com a convivência, os laços ficaram cada vez mais estreitos e, com as facilidades tecnológicas atuais, continuamos mantendo os nossos contatos. Um exemplo disso é o engajamento das mães e responsáveis por meio das redes sociais, onde sempre postamos conteúdos com os educandos que ajudam a matar um pouco da saudade de quem não pode estar conosco no dia a dia”, explica.

Pandemia

Mesmo que a equipe e os educandos do CENSA Betim já tenham sido vacinados contra o vírus que causa a Covid-19, a instituição ainda não voltou a realizar os eventos presenciais. “Sentimos falta de abraçar, de estarmos fisicamente próximos, mas a pandemia não acabou e precisamos continuar cuidando uns dos outros. Mantemos contatos constantes com as famílias e procuramos manter os nossos educandos ativos, com as atividades que eles tanto gostam, como o teatro e a dança. Nossos colaboradores trabalham incansavelmente para garantir o bem-estar destas pessoas cujo cuidado foi confiado a nós. A meu ver, as nossas funções vão muito além de meras tarefas profissionais. Tudo aqui é feito com o coração, como uma família que somos”, destaca a diretora da instituição.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores.

O CENSA Betim se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação, oficinas de teatro, dança e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

 

Site: www.censabetim.com.br

Instagram: www.instagram.com/censabetim

Facebook: www.facebook.com/censabetim


atualizado em 06/05/2021 - 18:36

comentários