Fidelização de clientes vai muito além do atendimento, entenda

Muitas empresas já sabem que “fidelização” é a palavra-chave de um negócio. É através dessa consequência que é possível crescer e ganhar espaço relevante no mercado. Porém, ainda existe diversas dúvidas sobre como de fato alcançar a fidelização de um cliente. Principalmente na atualidade, alguns aspectos são fundamentais e exige muito mais dedicação do que apenas oferecer o famoso “atendimento simpático”.

A publicitária e especialista em encantamento do cliente, Aline Oneda, diz que a fidelização se trata de uma experiência completa que começa desde o momento em que o cliente entra em contato até o pós-venda. “O primeiro passo é causar uma boa primeira impressão e mantê-la até quando o cliente já tiver concluído a compra e solucionado seu problema. E isso envolve um bom atendimento, respostas para todas as dúvidas que o cliente precisar, acompanhamento durante o processo de compra, alguns ‘mimos’ para encantá-lo – como brindes, descontos ou uma simples palavra de carinho – conteúdo de valor nas mídias sociais, além, é claro, de manter contato e perguntar se o cliente ficou satisfeito com a compra, estar disposto a melhorar em aspectos que o cliente achar interessante e incentivá-lo a retornar aos seus serviços caso ele precise novamente”, orienta.

Pandemia cria novos hábitos

E se antes já era necessário, hoje em dia a segurança se tornou ainda mais importante. Aline explica que durante a pandemia, e muito provavelmente quando ela terminar também, os clientes querem – e precisam – se sentir seguros em qualquer circunstância, seja no quesito de higiene ou financeiro. “As lojas e empresas que prestam qualquer serviço precisam prezar por esse ponto mais do que nunca. Todo mundo está preocupado com a própria segurança e com dos entes queridos. Portanto, quem demonstrar real preocupação com o cliente, já está na frente”, afirma.

E esse aspecto envolve todos os pontos. “Para as lojas físicas, comece oferecendo os produtos de higienização adequados. Álcool, luvas e máscaras. Uma boa opção. por exemplo, é distribuir máscaras com a sua marca. O cliente poderá se sentir seguro e lembrar de você sempre”, completa

Para os serviços online ou por delivery, segurança também é fundamental. “Tenha muito cuidado ao tratar os dados pessoais e entregar os pedidos com toda a higienização e qualidade prometidas. Escolha canais de pagamento seguros e certificados. Nunca divulgue qualquer dado pessoal da loja ou dos clientes para terceiros”, recomenda.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente.


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