Possibilidades dentro do franchising chamam atenção de empreendedores

O setor de franquias se tornou uma das melhores opções de investimento entre empreendedores experientes e novatos. As facilidades desse mercado unidas as possibilidades presentes dentro dos negócios faz com que diversos empresários optem por embarcar nesse universo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas grandes investidores que possuem retorno e opções dentro deste setor. Uma nova tendência surgiu e tem feito muito sucesso: funcionários que se tornam chefes na empresa em que foram contratados.

Se antes, para algumas pessoas, se tornar proprietário do próprio empreendimento poderia ser algo fora de cogitação, depois do sucesso do franchising, essa possibilidade se tornou real para muitos funcionários. O gerente de rede da franquia Empresta Bem Melhor, em Belo Horizonte, Douglas Andrade, esclarece que um dos principais motivos para o aumento de funcionários que desejam abrir a própria unidade franqueada tem a ver com o investimento e conhecimento do negócio. “Dentro do setor de franchising, existem diversos tipos de valores. Portanto, é possível começar com um capital menor ou não. Além disso, por conhecer a marca e já vivenciar o trabalho da loja, o funcionário tem um diferencial e se destaca como franqueado. Então, na hora de investir esse fato pode facilitar as coisas, já que eles possuem experiência na operação do negócio”, completou.

Qualquer um pode ser chefe?

Andrade revela que uma das principais dúvidas entre funcionários que querem investir no próprio negócio tem a ver com o questionamento: “será que tenho perfil para liderar uma franquia?”. O gerente indica que ao se deparar com essa pergunta, o primeiro passo é fazer uma autoavaliação. “O empreendedor consegue perceber esses sinais ao lidar com os companheiros de equipe. O ideal é analisar como ele se relaciona e como a equipe escuta o que o mesmo tem a dizer. A partir daí, é possível entender quais os pontos fortes e o que precisa ser melhorado”, recomendou.

Cuidados

O especialista alerta que todo funcionário que se torna chefe deve ter em mente que a função é completamente diferente. Portanto, a atenção deve ser redobrada para evitar erros. “Agora, como líder, o franqueado terá a tarefa de comandar toda a equipe, resolver todas as situações e lidar com todo o processo relacionado a operação da unidade. Então, é essencial entender todos os pontos e saber como liderar toda a equipe”, acrescentou.

Fonte: Douglas Andrade, gerente de rede de franquias Empresta BH. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos.


atualizado em 26/09/2019 - 14:34

comentários