Riscos para a própria saúde e de entes queridos gera pânico e diversas complicações mentais no período atual

A pandemia da Covid-19 gera consequências em diversos aspectos para a sociedade. Entre elas, a falta de uma cura ou vacina para a doença aumenta a sensação de medo excessivo muito presente na atualidade. Esse fato aliado ao grande índice de estresse e ansiedade pode trazer diversos danos em longo prazo.

A grafóloga e consteladora familiar, Sandra Santos (@sandrasantosgrafologia), explica que o alerta mundial em torno da doença e a falta de uma cura ou método de prevenção, pode causar medo em diversas pessoas – algo que quando não controlado, pode ocasionar diversos transtornos e doenças mentais. “Por isso, esse é um momento fundamental para evitar pânico e controlar as emoções para se prevenir adequadamente e evitar consequências psicológicas e físicas”, diz.

Sandra conta que é comum a ansiedade e medo tomarem conta, principalmente, em surtos como o do coronavírus. “Esse é um problema que afeta não só você mesmo, mas também todos a sua volta. Além disso, existem grupos de riscos que podem transformar um ente querido em vítima. Tudo isso, faz com que as pessoas se sintam com medo e muito abaladas. As relações em todos os aspectos ficam prejudicadas”.

Como evitar o medo?

A grafóloga indica que o primeiro passo deve ser a aceitação. “Entender que fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos. Outro ponto importante é entender que a morte e o luto fazem parte da vida e que também são situações que não controlamos ou temos culpa quando acontece”, destaca.

Sandra também destaca que algumas atividades podem ser fundamentais nesse processo. Para isso, ela separou algumas dicas. Confira:

– Invista no seu autoconhecimento. Essa habilidade permite controlar melhor as emoções em períodos conturbados;

– Invista em atividades para relaxar;

– Tire um momento para ouvir uma música, ler um livro ou ver um filme;

– Converse com os familiares sobre assuntos mais leves;

– Mantenha uma rotina de exercícios físicos dentro de casa, como alongamentos e etc;

– Lembre-se: além de se prevenir contra o vírus, é fundamental manter a saúde psicológica em dia para passar por esse momento importante para todos.

Fonte: Sandra Santos (@sandrasantosgrafologia), Professora da Fundação Getúlio Vargas, jornalista, pós-graduada em administração para RH, com doutorado em semiótica da linguagem. Grafóloga, Filosofia Clínica, pós graduada em Constelação Familiar e Práticas Sistêmicas e Perita grafotécnica.


comentários