Estresse pode estar ligado ao aumento do bruxismo e dentes quebrados

Desde o início da quarentena, os casos de emergência e urgência em consultórios odontológicos aumentaram devido a traumas bucais – que podem envolver desde dentes quebrados, fraturas na estrutura óssea e, até mesmo, a perda total de algum dente. Tudo isso pode estar relacionado ao aumento do estresse, de acordo com especialistas.

Segundo o cirurgião dentista, Thiago Penna, a saúde mental também é um dos fatores que está relacionado a saúde bucal. Não é à toa que problemas como bruxismo também são tratados em conjunto com profissionais especialistas na região psicológica.

“Geralmente, quem sofre com desgaste emocional possui reflexos por todo o organismo. No caso da boca, por exemplo, é possível que a estrutura óssea fique fragilizada ou, até mesmo, em uma crise relacionada a qualquer doença mental, acabe acontecendo um acidente ou trauma mais grave”, diz o cirurgião.

Portanto, atualmente, se reacendeu o alerta sobre a importância de deixar em dia a saúde geral do corpo. “Continue em contato regular com os profissionais responsáveis pela sua saúde em geral. Quanto aos dentes, mantenha a rotina diária de cuidados e, ao apresentar qualquer sinal diferente, como dor ou incômodo na região da face, busque um dentista. Afinal, no caso do bruxismo, por exemplo, a doença pode ser silenciosa que, geralmente, ataca durante o sono”, indica.

Fonte: Thiago Penna, cirurgião dentista. Pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada (Brasil / EUA). Proprietário Ampla Odonto Clínica.


comentários