Dormir também auxilia na imunidade e serve como medida de proteção durante pandemia; uso de óleos essenciais é uma ferramenta poderosa para reduzir insônia

O estresse excessivo ocasionado pela pandemia da Covid-19 está piorando os casos de insônia entre a população. Muita gente possui dificuldade ainda maior para dormir durante o isolamento social e essa situação pode impactar todos os aspectos da saúde.

De acordo com Jean Eldin, médico integrativo, o sono regulado é fundamental para manter o equilíbrio do organismo e garantir a saúde completa do ser humano. “É durante esse intervalo que você vai, literalmente, recarregar a sua energia fundamental para lidar com todas as situações do dia-a-dia. Além disso, o sono é responsável por fortalecer o sistema imunológico, regular os hormônios, preservar a memória, relaxar o cérebro, além de inúmeras outras funções responsáveis pelo funcionamento correto geral do corpo e, principalmente, da mente”, esclarece.

No entanto, Jean afirma que períodos conturbados e de grandes conflitos podem prejudicar completamente o sono. “Quando se está com um grau elevado de tensão, é como se o seu cérebro não conseguisse se desligar para relaxar e fazer o ciclo natural para recuperar o organismo. E quando isso acontece, todos os outros órgãos e sentidos ficam sobrecarregados, ou seja, toda a saúde é prejudicada”, alerta.

O que fazer para recuperar o sono?

Em um momento como o atual, Jean diz que o melhor método é buscar válvulas de escape para o organismo relaxar. “Primeiramente, lembre-se que o acompanhamento profissional é o ideal. Apenas um médico poderá identificar as causas para qualquer distúrbio do sono, já que eles podem envolver desde questões psicológicas, até mesmo físicas. Além disso, alguns hábitos diários influenciam muito para manter a qualidade de sono”, recomenda.

A alimentação saudável é o principal aliado. “Se você já tem uma predisposição para insônia, por exemplo, evite consumir muita cafeína e energéticos. Além disso, mantenha uma dieta balanceada e evite o consumo excessivo de açúcar e gordura. E uma excelente opção é investir em calmantes naturais, como chás, mel e frutas vermelhas, por exemplo”, indica.

Outro ponto fundamental é investir em atividades para relaxar. “Faça exercícios físicos, se distraia com hábitos que gosta como leitura, jogos, televisão. Mas lembre-se: sempre de forma equilibrada para não ocorrer o efeito contrário ao desejado”, destaca.

O poder dos óleos essenciais

Jean destaca que a melhor maneira de regular o sono é através das opções naturais. E nesse quesito, os óleos essenciais são os principais destaques. Esse produto já é conhecido pela sua excelente propriedade medicinal que auxilia em tratamentos para diversas doenças. “Os óleos essenciais são concentrados e extraídos completamente de plantas. Existem diversas opções para cada necessidade. Entre elas, uma das mais comuns é exatamente o poder relaxante que pode auxiliar no alívio da ansiedade, do estresse e para manter o sono regulado. Para essa finalidade, recomenda-se o uso do óleo de lavanda, camomila, bergamota, dentre outros. É possível fazer uma combinação entre eles, ingerir ou utilizar difusores no ambiente durante a noite”, indica.

Porém, é preciso conhecer cada produto antes de utilizar. “Cada óleo possui uma finalidade e forma de usar. Alguns podem ser ingeridos e outros não. Então, lembre-se sempre de consultar o especialista para entender a sua necessidade e indicar o melhor tratamento”, aconselha.

Fonte: Jean Eldin, médico integrativo. Trabalha há mais de 10 anos na área. É formado em Medicina pela Unifenas; Endocrinologia na Ipemed e Medicina Ortomolecular no Instituto Artur Lemos. Atualmente, cursa Medicina Quântica na Fisioquantic.


comentários