Em 2019, a instituição completa 55 anos de atuação, com pessoas de todo o país em busca de atendimento especializado e humanizado

A deficiência intelectual é uma condição do desenvolvimento que faz com que o indivíduo tenha um nível cognitivo e comportamental abaixo do que é esperado para a sua idade cronológica. Ou seja, a pessoa apresenta limitações nas suas habilidades mentais, com maior ou menor prejuízo para a realização das atividades de cotidianas. Quanto maior o grau de deficiência, maior a limitação e maior o apoio necessário para que o indivíduo realize as atividades de vida diária. Com isso, para o desenvolvimento desse indivíduo e sua inclusão social, faz-se necessário a atuação de uma equipe profissional desde a infância e ao longo da vida. No Brasil, poucas instituições oferecem o atendimento necessário e humanizado para pessoas com deficiência intelectual e o CENSA – Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG) é exemplo e referência nacional, com educandos de diversas partes do país.

Em 2019, a entidade completa 55 anos de atuação, promovendo a educação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual através de uma equipe transdisciplinar que foca no resultado e bem-estar de seus educandos. De acordo com Natália Costa, mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, os profissionais que trabalham na instituição oferecem uma proposta diferenciada e autêntica para os educandos com deficiência intelectual. “Eles visam a interseção de conhecimentos de suas especialidades para ações que são terapêuticas, clínicas e educativamente unificadas. Ou seja, por meio de atividades esportivas, recreativas, de escolaridade especial, equoterapia e oficinas de música, teatro e artesanato, os educandos trabalham ao máximo suas habilidades e potencialidades. No final, o alcance de cada um deles é mapeado e apresentado as famílias. Trabalhamos com bastante afinco, nosso esforço contínuo tem foco tanto no cuidado, quando na maximização da autonomia, fator que os deixa comprovadamente mais independentes”, explica.

Com atendimento direcionado, o CENSA Betim consegue reconstruir a esperança e muda o futuro das pessoas com deficiência intelectual que precisam de acompanhamento para serem incluídas cada vez mais na sociedade. Segundo Natália Costa, o ambiente familiar oferecido e a natureza envolta na instituição ajudam muito nesses cuidados a esse público. “Um local familiar e integrado à natureza com mais de 22.000m², cumprindo a missão apoiadora e garantindo um envelhecimento com qualidade de vida. Fora isso, oferecemos também todo o conforto e acolhimento a esses educandos que entram para o CENSA, que, sem dúvidas, são muito amados por todos os seus familiares, mas que por vezes são esquecidos pela sociedade”, completa.

Para dar todo o suporte e orientação necessária, o CENSA dispõe de profissionais altamente preparados em diversas áreas da saúde, como, Psicologia, Pedagogia, Musicoterapia, Clínica Médica e Psiquiátrica, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Para isso, o local oferece três diferentes modalidades de atendimento. A convivência-dia, que acontece de segunda à sexta, de 08h às 17h; o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que é especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

CENSA Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br


comentários