Médica ensina truques para aliviar as dores na época mais fria do ano

O inverno só chega oficialmente em junho. Porém, a população já sente na pele a queda de temperatura em todo o Brasil. Neste período, quem sofre com doenças reumatológicas acaba sendo prejudicado – uma vez que o nível das dores pode aumentar consideravelmente no frio. Portanto, esse é o momento de buscar algumas alternativas para aliviar o forte incômodo.

As doenças pioram com o frio?

Flávia Nascimento, médica na área da reumatologia e dor, explica que, ao contrário do que muitos imaginam, o frio não faz piorar qualquer doença em si. “As fortes dores fazem com que as pessoas imaginem que estão piorando. Muita gente tem o costume de procurar o médico com medo de que a doença esteja se agravando, mas não é bem assim que as coisas acontecem”, completa.

Segundo a especialista, as temperaturas baixas tornam os músculos mais contraídos e menos flexíveis, algo que pode piorar a sensação de dor drasticamente dependendo de cada doença ou organismo. Além disso, as veias e artérias ficam mais apertadas – dificultando a circulação do sangue. “Por isso, a principal forma de evitar as dores fortes é facilitar essa circulação e evitar a contração dos músculos”, diz.

Dicas para minimizar as dores

Com as temperaturas baixas e o isolamento social em que a sociedade vive, devido a Covid-19, as pessoas evitam sair de casa. Flávia esclarece que esse pode ser o principal vilão para as doenças reumatológicas. “Para aliviar as dores é necessário se manter em movimento. Isso é o que vai ajudar os músculos a se moverem e o sangue circular corretamente no organismo”, ressalta.

Portanto, os exercícios físicos são os principais aliados. “Mesmo em casa precisamos manter a rotina de exercícios. O ideal é fazer alongamentos ao acordar, aproveitando o quintal e, até mesmo, o espaço dentro de casa para se exercitar. Para quem possui uma casa ou apartamento pequeno, vale utilizar cadeiras e até a própria cama para isso. Entre em contato com o médico de confiança para montar a programação perfeita levando em consideração cada tipo de doença”, orienta.

Outra coisa que pode ajudar bastante no frio é estimular formas de calor. Nesse quesito, Flávia indica bolsas de água quente, cobertas para a hora de deitar na cama ou sentar no sofá e banhos com água morna. “A temperatura quente vai ajudar na circulação e na descontração dos músculos”, acrescenta.

Fonte: Flávia Nascimento, médica da área de reumatologia e dor. Formada em Reumatologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e pós graduanda em dor pelo Einstein. Atua na área há 7 anos.


comentários