Professor José Mauro da Costa apresenta “Encontro marcado/Encontro não marcado” no dia 9 de fevereiro
Em 2023 é celebrado o centenário de um dos escritores mais amados da literatura brasileira, que continua encantando gerações: Fernando Sabino. Para marcar a ocasião, a Academia Mineira de Letras convida o professor José Mauro da Costa para falar sobre o autor na palestra “Encontro marcado/Encontro não marcado”. O evento será realizado no dia 9 de fevereiro, às 19 horas.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
O escritor, jornalista e editor Fernando Sabino (12 de outubro de 1923 – 11 de outubro de 2004) foi, para benefício dos ávidos leitores, um autor prolífero, com inúmeros contos, crônicas e romances publicados. Dentre suas principais obras estão “O Encontro Marcado”, “O Menino no Espelho”, “O Grande Mentecapto” e tantos outros.
O autor que “nasceu homem e morreu menino” ganha, em seu centenário, homenagem da Academia Mineira de Letras em palestra que fala de suas andanças em Belo Horizonte e mundo afora, uma oportunidade para o público conhecer detalhes de sua trajetória e fatos mais marcantes.
O professor José Mauro da Costa, autor do livro “Encontro NÃO marcado”, também compartilha causos do escritor. Na oportunidade haverá distribuição, entre os presentes, dos livros “Encontro NÃO Marcado” e “Ouvindo Estrelas”, de autoria do palestrante, e várias revistas com contos curtos de Fernando Sabino.
Sobre o palestrante:
José Mauro da Costa é professor e Mestre em Literatura Brasileira, tendo recebido comendas e premiações por seus vários livros e cordéis publicados. É idealizador e coordenador do evento Livro de Graça na Praça. A iniciativa, que completa 21 anos em setembro, realizada em cidades de todos os estados do país e no exterior, já distribuiu gratuitamente cerca de 600 mil livros, revistas e cordéis, contando, entre público e leitores, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Palestra “Encontro Marcado/Encontro NÃO Marcado”, com José Mauro da Costa
Dia 9 de fevereiro, às 19 horas
Local: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466, Lourdes
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br
atualizado em 16/02/2023 - 09:01