Mercado de escritórios compartilhados é uma das grandes apostas do mundo dos negócios e é tendência entre micro e pequenos empresários

As pequenas empresas estão se tornando cada vez mais presentes no mercado. Estudos mostram que esse tipo de negócio irá se tornar o principal meio de investimento do país. Exatamente por isso, os espaços compartilhados tem se tornado os queridinhos dos empresários no mundo todo. No Brasil, não é diferente. Os coworkings estão ganhando força total e é uma grande aposta do mercado.

De acordo com o Censo Coworking, um estudo realizado em todo território nacional, pelo site Coworking Brasil, o número de escritórios compartilhados aumentou mais de 500% nos últimos 3 anos. Atualmente, o mercado de coworking movimenta mais de R$ 127 milhões, uma alta que equivale a 57% em relação a 2017. Mensalmente, mais de 214 mil pessoas frequentam os espaços compartilhados.

A tendência é que esse índice torne-se ainda maior nos próximos anos. O diretor do SpaceJob Coworking, Flávio Alves, conta que os empresários percebem cada vez mais as vantagens dos espaços compartilhados. “Nesses locais, eles tem liberdade para contar com toda as estrutura necessária de suas empresas. Eles tem a disposição equipamentos, auxiliares para cuidar da limpeza e do cafezinho, além de um ambiente agradável e longe das distrações do home office”.

Networking

Para Flávio, a principal vantagem dos coworkings, hoje em dia, se refere a troca entre profissionais. “Os espaços compartilhados promovem uma excelente rede de contatos profissionais. Muitas vezes, os profissionais que estão ali dentro são clientes em potencial um do outro. Portanto, o networking de qualidade é, sem dúvida, a principal vantagem que chama atenção dos empreendedores”, completou.

Fonte: Flávio Alves Pinto, empresário e diretor do SpaceJob Coworking.


comentários