Entenda como funciona o método que traduz a sua personalidade através da escrita

Pouca gente sabe, mas a caligrafia de uma pessoa pode dizer muito sobre ela. Esta é uma forma de comunicação não verbal, que  tem um significado grandioso. A escrita traz  um reflexo do que se passa no interior, pois escrever é um ato consciente e inconsciente , além de uma porta de entrada para identificar aspectos importantes da personalidade e caráter do ser humano.

A professora universitária  e Grafóloga, Sandra Santos, explica que essa técnica revela o que está no inconsciente de uma pessoa. “A mente libera diversos comandos para os músculos da mão e diferentemente do que se imagina, escreve-se com o cérebro e não somente com a mão”.

É assim que Sandra Santos afirma, por exemplo, que uma pessoa com a letra inclinada para a esquerda é mais introvertida ou tímida. Enquanto isso, uma letra que aponta para a direita, indica uma pessoa extrovertida e mais sociável. “O perfil completo envolve inúmeras questões, como as dimensões, espessura dos traços, pressão,  engrossamentos e etc”.

A grafóloga acrescenta que uma sessão completa dura cerca de 45 minutos a uma hora . “Esse é o tempo necessário para elaborar perfil dos diferentes tipos de textos. Importante lembrar que Grafologia nada tem a ver com adivinhações ou previsão de futuro por tratar-se de uma ciência”.

Benefícios

A Grafologia é o método ideal para identificar características de uma Personalidade e caráter, trazer talentos em potencial ou latentes. Além de ser também uma técnica que está fazendo cada vez mais sucesso dentro de empresas no processo de contratação ou reengenharia de pessoal.

Afinal, um especialista pode identificar se um entrevistado tem características para ocupar um determinado  cargo. “Esse método tem se mostrado eficaz. Muitos empresários utilizam como ferramenta de auxílio em sua função”, concluiu.

Fonte: Sandra Santos, Professora da Fundação Getúlio Vargas, jornalista, pós-graduada em administração para RH, com doutorado em semiótica da linguagem. Grafóloga, Filosofa Clínica, pós graduada em Constelação Familiar e Práticas Sistêmicas e Perita grafotécnica.


atualizado em 16/12/2019 - 13:54

comentários