O novo “normal” de empresas pode trazer oportunidade e desafios para o futuro Felipe de Jesus 21 de agosto de 2020 Notícias, Saúde e Vida Alguns hábitos adquiridos na pandemia podem permanecer, mas empresário precisa se preparar e analisar corretamente prós e contras em longo prazo A pandemia da Covid-19 trouxe consigo diversas mudanças para a sociedade em geral e para o meio empresarial. Hoje em dia, diversas empresas analisam suas prioridades para conseguir continuar as operações em um momento tão conturbado. No entanto, se o período é recheado de desafios, algumas oportunidades também podem ser observadas. Muitos empresários perceberam que a antiga forma de trabalhar já está ultrapassada e a tecnologia pode ser a principal aliada para colher bons resultados futuros. De acordo com Valéria Bax, empresária e Master Coach na área de negócios, diversos pontos podem ser citados como uma mudança positiva no momento. “A prática do home office, por exemplo, é a mais comentada. Desde sempre, os empresários mantinham na cabeça a necessidade de reunir a equipe em um só lugar para conseguirem realizar as demandas e se organizar. Hoje em dia, a maioria percebeu que isso é totalmente um mito. Óbvio que em alguns casos específicos é necessário continuar operando com todos reunidos. Porém, grande parte dos negócios conseguiram manter o seu funcionamento completo mesmo a distância”, comenta. E além da facilidade que esse tal modelo oferece para as equipes – já que a necessidade de percorrer um longo caminho até o local de trabalho deixou de existir -, os custos de manutenção do negócio também chamam a atenção. “Com a equipe em casa, os gastos com aluguel, energia, dentre outras necessidade diárias não serão necessários”, acrescenta. Outro ponto positivo está em analisar melhor o que realmente é necessário dentro de um negócio. “Esse foi um momento decisivo das empresas para estabelecerem suas prioridades e reduzir gastos. Com isso, analisando cada coisa com mais atenção, em muitos casos foi possível perceber que algumas coisas consideradas essenciais poderiam ser deixadas de lado. Isso foi responsável, além do corte de custos, no planejamento das demandas de cada integrante da equipe. Às vezes, algumas coisas que demoravam para ficar prontas, hoje podem ser feitas com mais agilidade. Isso causa impactos em todos os aspectos de uma empresa”, afirma. No entanto, essas mudanças só podem ser colocadas em prática no futuro após análise e planejamento correto. “Tudo vai depender da necessidade da empresa. Por agora pode parecer que essa é uma ótima opção, mas quando as coisas voltarem a funcionar normalmente, será que sua empresa vai realmente se encaixar nesse formato? Será que sua equipe possui uma estrutura saudável para gerar resultados de casa? Tudo isso deve ser pensado antes de definir um novo modelo definitivo após o momento de crise atual”, destaca Valéria. Fonte: Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e Master Coach na Área de Negócios. Formada em Comunicação, Especialista em Gestão de Negócios, Marketing e Comercial. comentários