Conheça o procedimento mais buscado da atualidade

Mostrar as pernas pode ser um hábito mais difícil do que parece. Afinal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, cerca de metade da população brasileira sofre com o surgimento das varizes. Esse transtorno, além de deixar um aspecto feio nas pernas, causa diversos problemas que podem atrapalhar a saúde e bem-estar do paciente. Por muitos anos, a forma mais conhecida de tratamento era através de cirurgia. Porém, essa deixou de ser a única opção.

Guilherme Jonas, angiologista, diz que muitos pacientes sentem receio ao ouvir a palavra “cirurgia”. “Sabemos que esse conceito assusta muita gente. Afinal, toda cirurgia carrega consigo algum risco, mesmo que pequeno. O fato de ter que lidar com procedimentos invasivos, que necessitam de agulhas, entre outros instrumentos, sempre provocou certa ansiedade no paciente”, comenta.

Alternativa

A boa notícia é que, de acordo com o especialista, um método simples e não invasivo tem se provado cada vez mais eficaz e com efeitos similares ao da cirurgia. O tratamento conhecido como Escleroterapia de Espuma Densa tornou-se um dos mais indicados por ser considerado um mais simples e sem cortes. “Através desse procedimento, injetamos uma espécie de espuma no local, que nada mais é que um remédio que auxilia na secagem da veia e elimina as varizes”, explica.

Outro ponto positivo também está relacionado a recuperação. “O paciente nem precisa de repouso. Após a realização do procedimento, já pode sair andando do consultório”, acrescenta.

Indicações

O médico ressalta que o tratamento pode ser realizado, principalmente, em casos avançados da doença em que há risco do desenvolvimento de úlceras. “O paciente deve passar por avaliação antes, assim como em qualquer procedimento clínico. Dessa forma, é possível avaliar a quantidade de remédio necessária em cada caso”, afirma.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.


comentários