Além da população de baixa renda, Roma Amor investe no auxílio para quem
perdeu parte da renda devido ao isolamento social

Desde o início da pandemia da Covid-19 pelo Brasil, a solidariedade tem sido um papel importante para que a população consiga se reerguer em meio ao período conturbado. Atualmente, pessoas de baixa renda são as mais afetadas pelas consequências da doença. Porém, com o isolamento social, muitos que viviam uma situação tranquila, agora também passam por dificuldades financeiras e psicológicas devido a todo estresse e transtornos causados pela pandemia.

Pensando nisso, o projeto Roma Amor – Compromisso Social, que já estava realizando diversas ações em prol da comunidade e população de baixa renda, resolveu estender os atendimentos de forma diferenciada para aqueles que perderam parte da renda durante a pandemia.

Marcelo Carleial Rodrigues, médico e voluntário no Roma Amor, conta que a ideia surgiu ao perceber que diversas pessoas estavam procurando o projeto para conseguirem atendimento social, mas que não se encaixavam nos pré-requisitos de atendimento devido a renda. “O nosso objetivo principal sempre foi atender aqueles que não tinham condições de arcar com qualquer tipo de custo. Porém, pessoas que estavam em condições financeiras melhores e que, ainda assim tinham dificuldade de encontrar atendimento de qualidade e personalizado, devido ao valor das consultas particulares, infelizmente não podiam ser atendidas”, diz.

Atendimento acessível

Assim, a equipe do Roma Amor criou um novo modelo de atendimento para conseguir atender tais demandas que cresceram consideravelmente durante o período de pandemia. “A dificuldade financeira e os relatos de doenças mentais relacionadas ao estresse aumentaram bastante. Então, para conseguir manter os atendimentos da população de baixa renda e ajudar outras pessoas que também precisam, mas que no momento possuem uma renda menor, passamos a oferecer os atendimentos a preços sociais. Deixo claro que não recebo nenhum valor pelos atendimentos, e que a medicina praticada é rigorosamente a mesma do consultório particular, com toda a atenção voltada para o diagnóstico preciso e o tratamento multidisciplinar do paciente. Muitos chegam a nós trazendo diagnósticos e tratamentos equivocados, com o histórico de uma vida de luta contra o sofrimento mental, e é extremamente prazeroso aliviar a dor destes pacientes, auxiliando para que se tornem funcionais novamente”, revela.

Portanto, quem se encaixa nessa categoria, a partir de agora pode contar com o Roma Amor para atendimentos psicológicos, psiquiátricos e de áreas da saúde como: nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outros. Além disso, o projeto também conta com profissionais pedagógicos, constelação familiar e outras áreas para toda a família. “O valor simbólico é cobrado para que seja possível manter o projeto e continuar ajudando ainda mais famílias de baixa renda, além de fornecer o suporte para que os nossos profissionais continuem atendendo o máximo de pessoas possíveis”, completa Marcelo.

Serviço

Para conhecer o projeto e ficar por dentro dos valores de cada especialidade, basta acessar o site oficial: projetoromaamor.com

Fonte: Marcelo Carleial Rodrigues, voluntário do Roma Amor – Compromisso Social. É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Pós-Graduação em Perícia Médica pela Fundação Unimed. Pós-Graduação em Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduação em Psiquiatria pela CENBRAP/FUNORTE. Criador da cápsula de cafeína anti-gastrite NAPalm.


atualizado em 22/06/2020 - 11:29

comentários