A crise causada pelo novo coronavírus trouxe uma série de consequências para a nossa sociedade. Além do óbvio dano sanitário em mortes e efeitos colaterais que ainda não conhecemos totalmente, a situação trouxe mudanças no nosso dia a dia, incluído na maneira como trabalhamos, nos relacionamos e muito mais. Até nossos hábitos pessoais mudaram. Afinal, com a pandemia, as pessoas passam mais tempo no celular.

Isso pode ser visto na média de aplicativos instalados em cada smartphone. Uma pesquisa internacional mostrou que a média mundial era de 110 aplicativos instalados em cada smartphone no segundo semestre de 2020, contra 87 apps em 2018. Some isso ao fato de que nossos hábitos mudaram (agora pedimos comida em nossas lojas favoritas em Rappi, conversamos mais pelo WhatsApp e vemos mais coisas na Netflix ou nas redes sociais) e estamos mesmo mais tempo no celular.

Mas será que isso é bom ou ruim? Dá para mudar? Que tipo de comportamento podemos esperar no futuro? Vejamos mais sobre isso no artigo abaixo!

É verdade que, com a pandemia, as pessoas passam mais tempo no celular?

Sim, é claro que é verdade. E nem é necessário um estudo para comprovar isso. Basta olhar para o lado e ver a família passando o dia inteiro no celular. Aliás, muitas das consequências da pandemia levam as pessoas para os celulares no dia a dia.

Por exemplo, na hora de comer é importante fazer um pedido de delivery no Rappi ou comprar comida no supermercado pelo celular. Depois, no trabalho em home office, é necessário fazer uma videoconferência com os colegas e o celular ajuda nisso.

Durante o almoço, nada como tirar o atraso daquela série e ver um episódio no aplicativo da Netflix ou de outro serviço de streaming. Volta ao trabalho e, para concentrar, coloca uma playlist de produtividade no Spotify.

Terminou de trabalhar, vai relaxar um pouquinho nas redes sociais antes de tomar banho. Depois, na hora de dormir, coloca o aplicativo de White Noise para garantir uma boa noite de sono e já programa o celular para acordar amanhã.

Viu como as próprias condições da pandemia nos levam para os smartphones? Por isso, é claro que estamos passando mais tempo no celular. Ele é, de certa forma, nossa principal plataforma de contato com o mundo enquanto estamos isolados em casa fazendo a quarentena.

Como mudar esse hábito?

Se você não gosta da ideia de ficar usando o celular por mais tempo, então precisa aprender algumas dicas que poderão ajudar a mudar esse hábito. Lembre-se de que, pela ciência, são necessários 66 dias para poder transformar uma ação em hábito. Ou seja: é preciso repeti-la por mais de 2 meses para que ela seja incorporada no seu modo de agir.

Veja abaixo como mudar o hábito de passar tanto tempo no celular:

1. Delete suas redes sociais

Parece drástico (e até é!), mas as redes sociais são os principais destruidores de produtividade e responsáveis por nos viciar em celulares. Afinal, cada nova notificação recebida é uma dose de hormônios positivos no cérebro.

Caso você não queira deletar suas redes (é normal não querer), pode delimitar um horário para usá-las. Por exemplo, pode usar por 30 minutos das 17:30 até às 18h. Depois, pronto, acabou. Mesmo que você precise bloquear o smartphone ou entregá-lo para alguém cuidar.

Isso evitará que você olhe uma notificação e acabe procrastinando por horas e horas sem fim.

2. Ocupe seu dia com outras tarefas

Terminou de trabalhar? Então que tal assar um pão de queijo para o café da tarde com a família? Existem receitas fáceis que podem ser feitas na hora (anota aí: 1 caneca de queijo ralado, 1 caneca de polvilho em pó e 1 caneca de creme de leite. Tempera com sal, mistura tudo e coloca para assar. É uma delícia!).

Ou então, que tal ler um livro antes de dormir em vez de ver as redes sociais? Cada 20 páginas lidas por dia podem sinalizar 37 livros em um ano. O que você estaria aprendendo nesse meio tempo?

Outra possibilidade é praticar exercícios físicos e meditação nos intervalos do seu dia. Essas ações e atividades ajudam a lidar com a ansiedade normal do dia a dia e que fica mais agitada quando estamos tanto tempo longe do celular e das notificações das redes sociais.

Agora que já vimos que com a pandemia, as pessoas passam mais tempo no celular, é hora de começar a agir para melhorar esse aspecto na sua vida. De fato, existem vantagens específicas para quem usa celulares com frequência. Desde informações atualizadas sobre várias coisas até aplicativos que ajudam a dormir melhor, cozinhar melhor e mais. No entanto, também existem problemas para quem usa demais o smartphone. Por isso, é importante equilibrar e encontrar um meio termo.

E aí, gostou do conteúdo? Qual é o seu tempo de uso médio do smartphone? Comente abaixo!

 


comentários