Confira dicas para intensificar os cuidados em casa

A época mais fria do ano está chegando e as temperaturas baixas podem contribuir para o aumento de diversos transtornos relacionados a derme e ao couro cabeludo. De acordo com o dermatologista Fábio Gontijo, um dos principais problemas que surgem nesta época do ano é o ressecamento excessivo. “As pessoas transpiram menos e, muitas vezes, abusam dos banhos quentes. Isso faz com que ocorra um processo de desregulação sebácea – aumentando a oleosidade no couro cabeludo e o ressecamento da pele. Esses fatores, aliados a outros hábitos (como a falta de hidratação), pode contribuir para o agravamento de doenças como a dermatite atópica e dermatite seborreica, dentre outras ”, afirma.

Cuidados devem ser redobrados

Com as temperaturas baixas e o isolamento social, Fábio comenta que este vai ser um momento em que as pessoas vão permanecer muito mais tempo em casa e os cuidados devem começar exatamente daí. “Bastam algumas mudanças de hábitos para evitar todos os problemas comuns do frio. Primeiramente, é importante cuidar da alimentação. Uma dieta balanceada com produtos saudáveis sempre vai ajudar em todos os aspectos do seu organismo e com a pele não é diferente”, orienta.

Ele destaca que é fundamental intensificar o consumo de vitaminas e minerais presentes em hortaliças, frutas e legumes. “O destaque fica para as frutas cítricas, excelentes para o aumento da vitamina C, além de muita água, sucos naturais e chás para se hidratar bastante e diminuir o risco de ressecamento. Isso também vai auxiliar na elasticidade e evitar o envelhecimento precoce”, indica.

Outra medida importante é sempre utilizar o hidratante. “Isso vale também para quem tem a pele oleosa, que apesar de não parecer também sofre com a desidratação. Além disso, não se esqueça dos lábios, cotovelos, joelhos e pés. Todas essas regiões precisarão de cuidados redobrados”, aponta.

Quanto aos cabelos, Fábio ressalta que a água quente deve ser evitada e o couro cabeludo não deve permanecer úmido por muito tempo. “O ideal é lavar com água morna, utilizando o shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo. Também não se esqueça de deixa-los soltos para secar e evite utilizar muito o secador, as pranchas e outros objetos muito quentes. Isso, aliado ao frio, pode intensificar ainda mais a oleosidade e o ressecamento. O ideal é lavar durante o dia para que dê tempo de secar na temperatura ambiente”, finaliza.

Fonte: Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram


atualizado em 13/05/2020 - 10:39

comentários